Manter um carro hoje em dia requer uma série de cuidados e tem se tornado uma tarefa cada vez mais cara. Diante deste cenário, não são poucas as pessoas que estão optando por uma forma alternativa de transporte: o carro alugado.
O mercado de locação de automóveis vem registrando altas constantes nos últimos anos e estima-se que o aluguel se torne cada vez mais frequente entre os motoristas.
“O mercado ainda é muito pequeno no Brasil, basta comparar com os de outros países e também, é claro, com a frota de veículos próprios aqui no país. Há muito espaço para crescimento”, conta Paulo Miguel Junior, presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).
Manutenção, documentação e a desvalorização dos carros são apontados como alguns dos principais problemas por donos de veículos no país e o aluguel surge como uma alternativa para se livrar de todos eles.
“A opção que mais recentemente tem chamado atenção é a locação de longa duração, com seguro e despesas de manutenção absorvidos pela mensalidade. Usuários dessa modalidade de aluguel podem vender o seu veículo próprio, alugar um zero quilômetro por meio de pagamento mensal e investir o dinheiro arrecadado com a venda em outros projetos pessoais”, explicou o presidente.
Confira vantagens de vender seu automóvel e entrar de cabeça na onda da locação de carros!
Depreciação do veículo novo
Normalmente, a sensação positiva de ter um carro zero dura até o momento em que você precisa vendê-lo. Entretanto, veículos novos tendem a perder valor de compra com o tempo, o que pode se tornar um prejuízo para o motorista. “Assim que você sair da concessionária o carro sofre uma depreciação de 20%. Fora isso tem custo de emplacamento, licenciamento, seguro e manutenção”, explica o presidente da Abla.
No mercado de locação, há opções de andar com um carro novo a cada ano. “Além do benefício da comodidade e do conforto, de modo geral essa nova opção de aluguel geralmente também representa economia financeira se comparada à compra de um veículo próprio, inclusive porque os custos de depreciação, taxas e impostos embutidos na compra ficam por conta da locadora”, completou Paulo Miguel.
Custos anuais
“Quando você efetivamente bota na ponta do lápis o custo de aquisição, o problema do capital que você coloca e logo desvaloriza, os gastos mensais necessários para manter o veículo e compara com o valor da locação, é fácil ver que o custo é bem inferior do que manter um carro próprio”, analisa o presidente da Abla.
Na prática, no valor mensal da locação também estão inclusos a documentação do veículo, seguro e manutenção preventiva. O usuário precisa apenas dirigir e abastecer o carro. Em geral, há opções de contrato para 12 até 24 meses, com opções de pacotes de quilometragem e, ao final do período, é possível renovar o serviço e escolher outro modelo zero quilômetro.
Venda
Além de não precisar se preocupar com manutenção e documentação do veículo, o motorista que opta pelo aluguel de carro deixa de lado também um dos maiores problemas de quem tem carro: a venda dele. “Isso não é uma atividade cotidiana para a maioria das pessoas e muitas vezes acaba dando algum tipo de problema”, diz o especialista.
Problemas técnicos
O carro quebrou, e agora? Normalmente, as pessoas precisam acionar o seguro e ficar alguns dias sem dirigir enquanto o seu veículo passa por consertos nas oficinas. Ao alugar um carro, as locadoras disponibilizam uma frota capaz de repor o automóvel rapidamente.
Flexibilidade de planos
“Outro diferencial é que existem cada vez mais formas de contrato. Hoje em dia as empresas já oferecem contratos de 6 meses e ainda de 1 a 2 anos. É a possibilidade de o motorista andar com um carro novo todo ano”, analisa Paulo Miguel.
De acordo com o presidente da Abla, dependendo do tipo de contrato o locatário possui um tempo mínimo para ficar com o carro, mas algumas modalidades são mais flexíveis a respeito de troca.
Mobilidade urbana
O aluguel de carros também pode auxiliar as grandes cidades em um dos maiores problemas do dia-a-dia: a mobilidade urbana. Com cada vez mais carros nas ruas, é interessante tirar alguns deles de circulação e estimular o uso do transporte público. “Levamos em conta que a locação pode ajudar no desenvolvimento do conceito de mobilidade urbana ao tirar tantos carros das ruas. As pessoas podem alugar um carro quando realmente precisarem de veículos”, encerrou.
Comments