A logística é um dos grandes desafios das empresas contemporâneas, e a terceirização de frotas é uma estratégia que vem ganhando espaço no mercado. Mas você sabe quais os benefícios que essa decisão pode trazer ao seu negócio?
Não é novidade que, em um mercado tão competitivo, é preciso agir estrategicamente e apostar em soluções que contribuam para o aumento da produtividade e rentabilidade da empresa. Mas, para isso, um bom gerente logístico precisa conhecer bem as opções à sua disposição.
Foi pensando nisso que preparamos o presente conteúdo. Reunimos as principais vantagens da terceirização de frotas, para que você tire as suas dúvidas e entenda por que essa é a estratégia certa para o seu negócio.
Ficou curioso? Acompanhe a seguir!
Quais são os benefícios da terceirização de frota?
1. Redução da burocracia
A burocracia é um grande obstáculo à produtividade empresarial. O cotidiano de um gestor é repleto de atividades burocráticas, que acabam tomando boa parte do seu tempo e desviando o foco do que realmente importa.
No que diz respeito ao transporte de cargas, por exemplo, são inúmeras as responsabilidades e decisões que, apesar de importantes, são pouco estratégicas, como a pesquisa de preços de veículos, o pagamento de impostos e seguros dos caminhões e a manutenção em dia da frota.
Com a terceirização, todas essas responsabilidades meramente burocráticas são transferidas à empresa contratada, e o gestor pode se dedicar à atividade principal de sua companhia, melhorando os seus resultados e rendimentos.
2. Manutenção total dos veículos
Um empreendimento que decide adquirir a sua própria frota sabe que manter todos os veículos em perfeito estado de funcionamento é uma tarefa que demanda tempo e atenção. Ademais, ter a frota sempre disponível é imprescindível para o correto funcionamento da empresa.
A manutenção dos veículos, além de exigir um bom capital, é algo que não pode ser esquecido, pois isso acarretaria sérios problemas — como acidentes, a sua inutilização total e, consequentemente, prejuízos à empresa.
De outro modo, com a terceirização de frotas, a empresa não precisa se preocupar com esse detalhe, posto que a terceirizada assegurará que todos os veículos estejam em ótimo estado de conservação e prontos para atender às suas necessidades.
3. Realocação de mão de obra
O capital humano é o grande diferencial de uma organização. No entanto, para obter bons resultados, é preciso aproveitar bem a mão de obra disponível.
Existem setores e tarefas que exigirão mais pessoal, e outros que poderão operar com menos funcionários. Nesse contexto, ter a opção de distribuir os seus colaboradores de acordo com a demanda de cada um desses setores é uma grande oportunidade.
Quando se transfere a gestão de frotas a uma empresa terceirizada, automaticamente você liberará funcionários para se dedicarem a diferentes atividades mais focadas no objetivo-fim da organização. Em outras palavras, é possível realocar essa mão de obra conforme suas necessidades.
4. Modernização constante da frota
Adquirir uma frota própria exige um alto investimento financeiro. Ainda assim, mesmo que a empresa adquira os seus veículos, para que sempre atendam às suas demandas, é aconselhável que a frota seja renovada de tempos em tempos.
Entretanto, o que se percebe é que, por representar mais gastos para o negócio, muitos empreendimentos possuem veículos antigos e pouco eficientes. Enquanto as empresas terceirizadas no setor investem em modernização de suas frotas, as corporações que não adotam essa estratégia ficam em desvantagem, perdendo em produtividade.
Ora, é certo que veículos mais modernos, por já terem sido aperfeiçoados com o tempo, são mais ágeis e econômicos e projetados para suprir as diversas exigências do mercado. Isso representa mais uma vantagem da terceirização.
5. Redução do percentual de capital parado
Você sabe o que é capital parado ou imobilizado? É aquele utilizado pela empresa que não pode ser movimentado, reinvestido ou aproveitado em prol de maior rentabilidade.
Quando você adquire uma frota, por exemplo, obtém um bom patrimônio — são equipamentos caros e valiosos para a organização —, mas, ao mesmo tempo, está investindo muito dinheiro em algo que não poderá ser trabalhado pela empresa.
Em resumo, a terceirização é uma alternativa interessante frente a esse problema, já que você terá à sua disposição veículos adequados à sua necessidade sem que isso represente um alto percentual de capital imobilizado.
6. Mais disponibilidade para atender novos clientes
Toda empresa busca aumentar a sua cartela de clientes, certo? Mas, quando se tem uma frota própria de veículos, a sua capacidade para atender à demanda é limitada, e nem sempre será possível expandir a sua atuação com qualidade e segurança.
Por outro lado, a terceirização permite que você contrate o serviço conforme a sua demanda, o que faz com que você consiga fechar mais negócios e, consequentemente, aumentar o lucro.
Sendo assim, não existem riscos de prejuízos, afinal, se há poucas entregas ou baixa demanda, você contratará poucos veículos, mas, caso ela aumente repentinamente, é possível ter uma resposta rápida para atender a todos de maneira satisfatória.
7. Menor risco da desmobilização
Para assegurar um alto nível de produtividade, é necessário que se atualize a frota, e, nesse momento, a empresa pode enfrentar alguns problemas. Ao tentar vender um veículo, podem ocorrer diversas situações negativas, que vão desde a sua alta depreciação — o cliente não sabe se comprou uma carro com boa revenda — ao risco de manter um capital parado por mais tempo, pois alguns veículos são de difícil venda.
Além disso, existem riscos inerentes a essa transação, como a inadimplência, os gastos e a burocracia de um processo de transferência de veículo.
Em resumo, a terceirização se apresenta como uma solução inteligente, eliminando esses riscos, uma vez que a empresa contratada ficará responsável por todas essas questões.
Agora que você já conhece as vantagens de contratar uma empresa terceirizada, veja também algumas dicas para escolher a melhor instituição para realizar esse tipo de serviço.
Comments